Club
Hermann Blumenau

Rio dos Cedros recebe rotarianos em Conferência Distrital

Postado em: 19 de Maio de 2017

Evento será neste final de semana, reunindo 56 clubes de 26 cidades catarinenses

Rotarianos dos 56 clubes pertencentes aos 56 clubes que integram o Distrito 4650 do Rotary International estarão em Rio dos Cedros neste final de semana, dias 20 e 21 de maio, onde participam da 57ª Conferência Distrital, nas dependências do Pavilhão de Eventos da Festa Trentina. O tema do evento é a Família Rotária.

A solenidade de abertura será no sábado, 08h30 da manhã, com a entrada das bandeiras dos clubes do Distrito, conduzidas por seus presidentes ou representantes. Mas a movimentação já começou nesta sexta-feira, com reuniões e almoço do Colégio de Governadores, na cidade de Timbó. Depois a visita ao prefeito de Rio dos Cedros, Marildo Domingos Felippi, e ao Hospital Dom Bosco.

Após toda a parte protocolar, a programação da manhã deste sábado será complementada com uma palestra abordando “Família Rotária”, tema principal da Conferência ministrada por Marcos Kniess, sócio diretor da Sinkronos Consultoria e Treinamento. A programação se estende por toda a tarde, apresentando todas as estruturas e ações desenvolvidas pelos rotarianos na área de abrangência do Distrito 4650, além de uma segunda palestra. Será às 16h45 falando sobre motivação e trabalho em equipe.

Entre os destaques do período vespertino, a entrada dos intercambistas de vários países de origem, participantes do Programa de Intercâmbio de Jovens (PIJ) e a premiação do Distrito e Rotary Iinternational aos clubes que cumpriram suas metas na Gestão 2016-17.

O que é uma Conferência Distrital?

A Conferência Distrital é festa máxima de um distrito rotário. Além de confraternizar e celebrar a amizade e o companheirismo, os rotarianos participam de palestras, apresentam um balanço de suas ações e encaminham proposições para as próximas gestões.

Normalmente ela ocorre na cidade de origem do governador que encerra o ano rotário. Jaime Luiz Visentainer é o atual, morador de Rio dos Cedros.

O Rotary surgiu nos Estados Unidos e neste ano comemorou 112 anos de fundação. A Fundação Rotária celebra seu centenário em junho. Dentre os trabalhos desenvolvidos pelos rotarianos, está a campanha mundial pela erradicação da paralisia infantil, patrocinada pela Fundação Rotária com recursos oriundos de doações. A Fundação celebrará seu centenário no início de 2017.

O Rotary International é o maior clube de serviço no mundo, presente em 176 países, com 35.269 clubes (541 Distritos) e mais de 1,2 milhão de rotarianos. A Família Rotária ultrapassa a dois milhões de pessoas, sendo a única ONG com assento na ONU. No Brasil são 54,7 mil rotarianos, distribuídos 2.375 clubes e 38 Distritos.

No Rotary International, o ano rotário inicia na metade o ano e sempre com um lema. O atual é: “Rotary a Serviço da Humanidade”.

A estrutura do Rotary é complementada por clubes de Rotary Kids, Interacts, Rotaracts, Casas da Amizade, voluntários em ação e dos Núcleos de Desenvolvimento Rotários, instalados em comunidades carentes, incentivando-as a formar lideranças comunitárias, buscar solução para seus problemas e buscar melhorias na qualidade de vida.

Rio dos Cedros

Ar puro das montanhas, rios, cachoeiras, lagos, pássaros e animais silvestres, melhor do charme do vale e da serra: Rio dos Cedros é uma cidade de paisagens pitorescas e encantadoras. Situada no Médio Vale do Itajaí, no Vale Europeu Catarinense, a pequena cidade com pouco mais de 10 mil habitantes é um atrativo a parte.

Para manter a cultura e as tradições, em setembro é realizada a Festa Trentina, que recebe visitantes de todas as regiões, oferecendo durante os dias do evento shows folclóricos, desfile alegórico e a maravilhosa culinária Italiana.

Entre novembro e fevereiro, as hortênsias enfeitam os caminhos e acessos, tornando ainda mais encantadores os passeios até as barragens, rios, cavernas, cachoeiras e outros belos recantos naturais. Rio dos Cedros mantém a excelência de muitos ofícios: o preparo de delícias coloniais, artesanato de vime e as charmosas pousadas da Região dos Lagos – roteiros para se apreciar, sem pressa.

 

Giovani Vitória | Jornalista/Rotariano | Rotary Club Hermann Blumenau | Presidente da Comissão de Imagem Pública do Distrito 4650 | Gestão 2016/2017.

Reuniões Quartas-Feiras | 19:30
Rua XV de Novembro,1181