PAUL PERCY HARRIS,O FUNDADOR DO ROTARY INTERNATIONAL

Paul Percy Harris nasceu em 19 de abril de 1868 em Racine, Wisconsin, nos Estados Unidos, ao norte de Chicago. Foi o segundo dos 6 filhos de George N. Harris e Cornelia Bryan Harris. Por problemas financeiros, aos dois anos foi morar, juntamente com seu irmão Cecil, então com 5 anos, com seus avós paternos Howard e Pamela Harris, na cidade de Wallingford, no Estado de Vermont, nos Estados Unidos.

Foi aí que praticamente começou o direcionamento da vida de Paul Harris, como ele mesmo recorda em suas memórias "Meu Caminho para Rotary": “ Eu tive o privilégio de viver em um lar estável, onde não faltava nada e nada era excessivo; onde os ideais eram os mais elevados e a educação era o objetivo supremo.” Esta visão em direção à educação o levou às Universidades de Iowa, onde se formou advogado e obteve o título de doutor honorário na Universidade de Vermont.

Ao receber o seu diploma, Paul decidiu que passaria cinco anos conhecendo o mundo antes de se dedicar à sua nova profissão de advogado. Foi neste tempo que trabalhou como repórter de jornal, professor de economia, ator de teatro e cowboy. Fez também inúmeras viagens pelos Estados Unidos e Europa como representante de uma companhia de mármores e granitos.

Finalmente, em 1896 decidiu advogar em Chicago. O ambiente da cidade era difícil, com muita imoralidade, Incêndios fraudulentos, e falências, melhorando em 1900 com o fechamento das casas de jogos e tavernas, com a Promulgação da Lei Federal de Falências e a segregação da prostituição. Foi advogado durante 32 anos, membro do Colégio de Advogados do Estado de Illinois, do Colégio Americano de Advogados e Presidente da Comissão de Ética Profissional do Colégio de Advogados de Chicago. Em um dia no outono de 1900, Paul P. Harris se encontrou com o advogado Bob Frank para jantar em um luxuoso bairro no norte de Chicago. Eles saíram para uma caminhada parando em algumas lojas no caminho. Harris ficou impressionado com a maneira como Frank tinha feito amizades com muitos dos vendedores.

Desde que se mudara para Chicago para abrir seu escritório de advocacia, Harris não havia encontrado a mesma Camaradagem que Frank tinha com seus colegas empresários, e naquele momento começou a pensar em como encontrar esse tipo de companheirismo que o lembrava da cidade em que ele havia crescido na Nova Inglaterra. Em 23 de fevereiro de 1905 Paul Harris, juntamente com outros três homens de negócios: Silvester Schiele, comerciante de carvão, Gustavus Loehr, engenheiro de minas e Hiram Shorey, alfaiate, reuniram-se no Edifício Unity, na N orth Deaborn Street, 127, 7º andar formando o primeiro clube. O primeiro Presidente foi Silvester Schiele. O clube recebeu o nome de “Rotary” devido ao fato de que seus sócios se reuniam em rodízio nos respectivos locais de trabalho, em um sistema de rodízio. Seu quadro associativo cresceu rapidamente. Em 1907 surgiu o primeiro projeto comunitário: a instalação do primeiro sanitário público da cidade de Chicago, localizado perto da Prefeitura.

Em 1910 foi realizada a primeira Convenção, congregando se os clubes na Associação Nacional de Rotary Clubs. Paul Harris foi eleito Presidente da Associação. Nessa Convenção, por proposição de Arthur Frederik Scheldon, professor de marketing, foi adotado o lema: “mais se beneficia quem melhor serve seus companheiros”. Paul conheceu a sua futura esposa Jean Thompson em 1910 durante um passeio organizado pelo Prairie Club of Chicago, um grupo de amadores de atividades ao ar livre que ele ajudou a formar. Paul e Jean casaram-se em julho Daquele mesmo ano e dois anos mais tarde Paul construiu uma casa com vista para o campo onde eles se encontra ram pela primeira vez. A casa recebeu o nome de Comely Bank, o mesmo nome da rua onde Jean morou em sua infância, em Edimburgo, na Escócia. Paul e Jean não tiveram filhos.

Na 2ª Convenção, em Portland, Oregon, no ano de 1911, Paulo foi reeleito, dedicando-se ao desenvolvimento e expansão. Aprovou-se a proposta de Benjamin Franklin Collins, adotando-se o lema: “Servir, porém não a si próprio. Somente 40 anos depois, na Convenção de 1950, em Detroit, Michigan, EUA, foram oficialmente designados os lemas: “Mais se beneficia quem melhor serve” e “Dar de si antes de pensar em si”. O primeiro Rotary Club fora dos Estados Unidos foi fundado em 1911 em Winnipeg, Manitoba, Canadá. Nesse ano Nasceu a “The National Rotarian” publicação precursora da revista "The Rotarian".

Na Convenção de Duluth, Minnesota, em 1912, o nome foi mudado para Associação Internacional de Rotary Clubes, e encurtado em1922 para Rotary International.

Os Harris viajaram pelo mundo promovendo Rotary, sempre reconhecido como personalidade mundial, destacada, tendo recebido inúmeras condecorações. No Brasil, em 1942, recebeu do Presidente Getúlio Vargas, a “Ordem do Cruzeiro do Sul.

Paul faleceu em Comely Bank em 27 de janeiro de 1947 com 79 anos e foi enterrado no cemitério Mount Hope, nos arredores de Blue Island, perto da sepultura de seu velho amigo Silvester Schiele. Após a morte de Paul, Jean retornou à Escócia, sua terra natal, onde faleceu em 1963, com 82 anos. Em "Meu Caminho para Rotary", Paul atribui os valores nele incutidos por seus avós e vizinhos, a base que o levou à concepção de Rotary:

O Rotary nasceu do espírito de tolerância, boa fé e serviço, qualidades Características de meus familiares e companheiros de infância na Nova Inglaterra. Tenho tentado transmitir minha fé nesses valores a outros Seres humanos, com a mesma intensidade com que ela brilha dentro de mim”.


Notícias distritais

Seminário de Imagem Pública e Serviços à Juventude em Jaraguá

Clique aqui para saber a programação completa e fazer sua inscrição: http://www.rotary4650.org.br/evento/325  Evento Distrital reunirá mais de 130 pessoas O Centro Empresarial de Jaraguá do Sul (CEJAS) receberá na manhã deste sábado, 19 de agosto, a Família Rotária, durante o Seminário de Imagem Pública e Serviços à Juventude. A expectativa é receber mais de 150 pessoas, associadas aos clubes de Rotary, Interact, Rotaract e Rotary Kids, distribuídos pelas 26 cidades do Vale do Itapocu, Vale do Itajaí, Planalto e Litoral Norte de Santa Catarina – abrangência do Distrito. A programação encerra à tarde, com uma oficina prática de imagem pública. A cerimônia de abertura inicia às 9 horas, coordenada pelo Governador Helvino Wilsmann. Na sequência, Ronny Janssens fala sobre o intercâmbio de jovens, as responsabilidades dos clubes e como eles podem auxiliar na busca de projetos humanitários. Após uma breve pauta, retorno ao trabalho onde se discute como os clubes podem apoiar os Rotaract, Interact Clubs e Rotary Kids, em painel coordenado pelor RDR Leonardo Segata, a RDI Kathya C. Stadler e Camila Cunha, presidente do Rotaract Club de Blumenau. RYLA, com Ernesto Wielewski; ALUMNI, com Sandra Miranda e a palestra Juventude – Nosso Presente e Nosso Futuro, ministrada pelo GD 2003-2004 (D-4430) José Luiz Toro da Silva, completam a programação do Seminário de Serviços à Juventude. Imagem Pública O seminário de imagem pública inicia ao meio-dia, quando a GD 1999-2000 (D-4730) Silvia Maria de Campos, coordenadora assistente de imagem pública para os Distritos do PR e SC (2017-18) aborda a missão do Rotary, planejamento estratégico e projetos humanitários, complementando com os temas: impacto da IP, elementos de IP, identidade visual, marca e logos A programação de imagem pública será retomada às 14 hora, com uma oficina prática, coordenada pelo jornalista Giovani Vitória (RC Hermann Blumenau) e presidente da comissão de imagem pública do seu clube e do Distrito 4650. Na oportunidade, os presidentes de imagem pública saberão mais sobre Brand Center (My Rotary) com a GD Silvia Maria de Campos; Unyclub, com Giovani e, por fim, receberão dicas sobre textos jornalísticos e mídias sociais, comportamento em entrevistas para Jornal, TV e rádio, onde haverá a interação de profissionais da área que também presidem a IP em seus clubes. Giovani Vitória | Jornalista/Rotariano | Rotary Club Hermann Blumenau | Presidente da Comissão de Imagem Pública do Distrito 4650 | Gestão 2016-2017 e 2017-2018

Postado em 18 de Agosto de 2017 por

Antes do Instituto Rotary acontecem os seminários

Está marcado para o dia 31 de agosto, quinta-feira, a partir das 14h30, nas salas: Londrina, Itatiba e Judiai, os seminários regionais: da Fundação Rotária, do Desenvolvimento do Rotary e da Imagem Pública, respectivamente, nas dependências do Bourbon Atibaia Convention & Spa Resort, onde acontecerá a partir das 20 horas, a 40ª edição do Instituto Rotary do Brasil, que será desenvolvido até o dia 02 de setembro, reunindo as principais autoridades rotárias do Brasil e exterior, com as presenças do Presidente do Rotary International, Ian Riseley e do ex presidente Ron Burton, entre outros rotarianos da diretoria do Rotary e da Fundação Rotária. “Será a maior concentração de rotarianos no Brasil durante três dias intensos de muitas discussões rotárias”, comentou o atual Diretor do Rotary no Brasil, o empresário, Paulo Augusto Zanardi, associado do Rotary Club de Curitiba-Cidade Industrial do Distrito 4730 do Rotary International, convocador do evento brasileiro. Os três seminários acontecem simultaneamente no período das 14h30 as 17h30 antecedendo o evento principal que se inicia no período da noite. No Seminário da Fundação Rotária participam os coordenadores do Rotary: o médico, Antônio Carlos Cardoso, associado do RC de Campo Mourão, no Distrito 4630 do Rotary International, e o administrador, Hugo da Cruz Dórea, do RC de Feira de Santana, no Distrito 4390 do Rotary International. Participa, também, o presidente da Associação Brasileira The Rotary Fundation (ABTRF), o médico, Luiz Coelho de Oliveira, associado do RC de Limeira, no Distrito 4590 do Rotary International. O Desenvolvimento do Rotary será apresentado entre os coordenadores brasileiros: o educador, César Luis Scherer, associado do RC de Marechal Cândido Rondon, no Distrito 4640 do Rotary International e o engenheiro, Luis Gustavo Kuster Prado, associado do RC de Brasília-Lago Norte, no Distrito 4530 do Rotary International, quando assuntos relacionados ao quadro associativo serão amplamente debatidos com sugestões de crescimento de clubes e associados. Na Imagem Pública do Rotary estarão expondo e debatendo detalhes sobre a melhor maneira de mostrar a organização mundial na comunidade em geral, os clubes e distritos com o jornalista, Márcio Cavalca Medeiros, associado do RC de Marília-Pioneiro, no Distrito 4510 do Rotary International, e o educador, Francisco Fernando Schiabitz, associado do RC de Brasília-5 de dezembro, do Distrito 4530 do Rotary International, os dois atuais coordenadores do Rotary no Brasil. Para Paulo Augusto Zanardi os três seminários apresentarão a realidade em que se encontram os distritos brasileiros e haverá oportunidade para que os participantes questionem e se conscientizem sobre o que está acontecendo com a organização mundial no Brasil. “Além disso, existirão homenagens para aqueles distritos que se destacaram na gestão 2016-17”, ressaltou o Diretor do Rotary no Brasil, que acredita nas presenças de centenas de rotarianos brasileiros e de países vizinhos, nos três dias de encontro nacional. #Eficaz Comunicação Empresarial Ltda – METelefone:(14) 98137.7189 (Vivo) E-mails: redacao@eficaz.jor.br ou atendimento@eficaz.jor.br

Postado em 11 de Agosto de 2017 por

Indicados dois presidentes quase que simultaneamente

Dois presidentes foram indicados pelo Rotary International esta semana, para liderarem a organização mundial nos próximos dois anos. Fato inédito, nos últimos tempos, e que demonstra a preocupação com o planejamento da entidade com decisões rápidas e práticas. Na segunda-feira, dia 07, Mark Daniel Maloney, associado do Rotary Club de Decatur, Estados Unidos, foi o candidato indicado para ser Presidente do Rotary International para a Gestão 2019-20, enquanto que Barry Rassin, associado do Rotary Club de East Nassau, nas Bahamas, foi o selecionado pela Comissão de Indicação para presidir o Rotary International para a Gestão 2018-19. “Dois líderes de grandes destaques em nossa organização, que merecem o nosso respeito e que conduzirão o futuro do Rotary”, disse o Diretor do Rotary International no Brasil, o empresário, Paulo Augusto Zanardi, associado do Rotary Club de Curitiba-Cidade Industrial, no Distrito 4730 do Rotary International. “Isso nunca havia acontecido, nos últimos tempos, de duas indicações serem feitas numa mesma semana”, ressaltou. A indicação de Mark Daniel Maloney estava dentro da programação de atividades da diretoria do Rotary International, que sempre em meados de agosto, faz o anúncio do dirigente que assumirá a organização a partir do mês de julho, com praticamente 20 meses de antecedência. Barry Rassin foi indicado no dia seguinte, apesar de ser para uma gestão anterior ao indicado na segunda-feira, em razão de que ele substituirá Sam Owori, de Uganda, que faleceu no mês de julho, que era o Presidente do Rotary International Eleito para a próxima gestão rotária. “O mesmo grupo que formou a comissão de indicação de um, foi utilizado para a outra”, explicou Paulo Augusto Zanardi, ao destacar a presença do brasileiro, Antônio Hallage, associado do Rotary Club de Curitiba-Leste, no Distrito 4730 do Rotary International, que participou da escolha dos dois lideres mundiais, seguidos. Diante das definições apresentadas o trio de presidentes, prováveis, para a sequência de gestão, conforme o Planejamento Estratégico do Rotary International está formado com: Ian Riseley (2017-18), Barry Rassin (2018-19) e Mark Daniel Maloney (2019-20). “A partir da confirmação dos nomes as decisões são compartilhadas e todos participam dos temas mais contundentes, se existirem”, comentou Paulo Augusto Zanardi, que considera importante a indicação prévia como forma de se planejar melhor as ações de cada gestão. “Isto deve ser seguido pelos clubes e distritos, com os presidentes dos clubes e os governadores distritais, com os eleitos e indicados antecipadamente”, ressaltou o dirigente brasileiro que tem dois anos de mandato, como diretor, e trabalhará com os presidentes: Ian Riseley e Barry Rassin. “Este ano, no Brasil, escolheremos o próximo diretor brasileiro que já começará a ser preparado para as próximas duas gestões”, lembrou o rotariano curitibano. #Eficaz Comunicação Empresarial Ltda – METelefone:(14) 98137.7189 (Vivo) E-mails: redacao@eficaz.jor.br ou atendimento@eficaz.jor.br

Postado em 09 de Agosto de 2017 por

Localizar site dos clubes