Primeira Pesquisa Rotária sobre uso de drogas em colégios particulares de Joinville

Postado em: 12/08/2014 por Rotary Club de Joinville - Colon

Área de enfoque
PT

Release imprensa:

Nesta segunda feira, na reunião do Rotary Club de Joinville-Colon foi apresentada a autoridades e diretores e coordenadores dos colégios participantes os resultados da Primeira Pesquisa Rotária sobre Drogas em colégios particulares de Joinville.

Participaram da pesquisa pais e alunos de sete dos maiores colégios particulares de Joinville, entre 14 e 18 anos, que responderam a várias perguntas sobre drogas. Responderam livremente pela internet, sem se identificar, 156 pais e 267 alunos, representando um extrato estatístico bastante relevante em relação ao publico total de alunos desta idade dos colégios pesquisados.

Na reunião estiveram presentes além das diretorias dos colégios, autoridades do Poder Judiciário, da Policia Militar e da Policia Civil.

A pesquisa confirmou alguns dados e trouxe outros interessantes, entre eles:

- Cerca de 11% dos alunos que responderam a pesquisa utilizam frequentemente algum tipo de droga ilegal o que não difere do observado em outras escolas.

- Cerca de 25% dos alunos já experimentaram algum tipo de droga ilegal

- 70% dos alunos conhecem alguém de seu circulo de amizade que utiliza drogas ilegais.

- 7,1% dos pais imaginam que seus filhos possam ter experimentado drogas, e 1,3% acreditam que usam com frequência. Dos filhos, 25,3% admitem ter utilizado drogas.

- Para 53,6% dos alunos foram oferecidas drogas ilegais.

- Daqueles alunos que utilizaram drogas, sejam legais ou ilegais, 97,4% ingeriram álcool; 44,4% experimentaram maconha, 37,1% nicotina, 7,3% êxtase, 6% LSD, 1,3% cocaína e 1,3% derivados de ópio. Diferente dos pais, que ingeriram menos álcool 87,8%, mais nicotina 36,7% e cocaína 3,1% e muito menos maconha 10,2%.

- O acesso às drogas ilegais também começa mais cedo para estas novas gerações. Perguntados quando viram “ao vivo” uma droga ilegal, 8,3% disseram que entre 8 e 12 anos      ( contra 2% de seus pais); 35,2% entre 12 e 15 anos ( contra 15,8% dos pais); 24,2% entre 15 e 18 anos ( contra 19,7% dos pais). E com mais de 18 anos, 21,7% dos pais. Informaram que nunca viram nenhuma droga ilegal 31,8% dos filhos contra 40,8% dos pais.

A pesquisa completa pode ser observada nos anexos.

Qualquer dúvida sobre a pesquisa e sua metodologia, pode ser dirimida com Roberto Freitas, no telefone 8838 6251.

Quem

Rotary Club Joinville Colon; Rotaracts e Interacts de Joinville

O quê

Pesquisa sobre uso de drogas em colégios particulares