Em Indaial, Rotary incentiva projeto Ribeirão Mais Verde que contará com implantação de fossas ecológicas

Postado em: 26 de Julho de 2019

Com a presença do governador distrital Helvino Wilsmann, foi anunciada na cidade de Indaial, no dia 24 de julho, a instalação piloto de 20 sistemas individuais de tratamento de esgoto com fossas ecológicas em residências do bairro Encano.
Juntamente com a parceria da Prefeitura de Indaial, esta ação faz parte do Ribeirão Mais Verde, que visa à preservação dos ribeirões Encano e Warnow.

Além do governador, o encontro contou com a presença do prefeito André Moser; secretários e técnicos da Prefeitura; integrantes do Rotary Club, Casan, entidades, lideranças empresariais, moradores do Encano e imprensa.
Desde 2018, a Prefeitura de Indaial mantém um convênio com a Univali para desenvolvimento do projeto de tratamento de efluentes domésticos (esgoto) por fitorremediação. Esse processo utiliza as plantas (no município será usado o vetiver) como agentes de purificação de ambientes aquáticos ou terrestres, contaminados ou poluídos pelo depósito de substâncias inorgânicas como elementos químicos e dejetos de minério. Trata-se de uma forma ecológica, de baixos custos operacionais e de manutenção, altamente eficiente na absorção de materiais orgânicos.

Esta parceria com a Univali contempla a assessoria técnica na implantação do projeto e o termo de referência que servirá de base para a Prefeitura licitar os demais sistemas. "Após a implantação das fossas nos 20 imóveis e o monitoramento, temos a previsão de lançar, em 2020, um edital de licitação para contemplar a instalação em todas as residências localizadas às margens dos ribeirões", explica Jonas Lima.

Os recursos para desenvolvimento e implantação do projeto são provenientes do contrato-programa que a Prefeitura de Indaial mantém com a Casan. Serão investidos R$5 milhões em medidas para preservação dos ribeirões Encano e Warnow, aplicados ao longo de 50 meses de acordo com o convênio. O tratamento natural do esgoto nos imóveis situados ao longo desses ribeirões é a primeira ação a ser implantada.
"Essa é uma importante ação de preservação ambiental. Trabalho em conjunto na busca pela universalização do saneamento básico. Nas comunidades de interior precisamos pensar em sistemas descentralizados para tratamento de esgoto. Essa é uma alternativa viável e muito eficiente", comenta o prefeito, André Moser.

(Texto com informações da assessoria de imprensa da Prefeitura de Indaial)

Material: Thiago Dias | Jornalista e Membro do Rotary Club de Joinville - Pirabeiraba | Presidente da Comissão de Imagem Pública do Distrito 4652  (2019-2020)

Rua XV de Novembro,1181 Cep: 89010-003