Entrevista com o Governador Helvino Wilsmann: “Até o momento, somos o segundo Distrito que mais cresceu no Brasil”

Postado em: 27 de Junho de 2018

Prestes a encerrar sua gestão, Helvino enaltece o comprometimento dos Clubes

Nos últimos meses, o engenheiro civil Helvino Wilsmann viveu os momentos mais intensos em sua longa trajetória de vida Rotária. São 24 anos fazendo a diferença por um mundo melhor, como associado do Rotary Club de São Bento do Sul Cidade dos Móveis.

Desde sua posse, em julho do ano passado, como Governador Distrital para gestão 2017-2018, Helvino e a esposa Nelsi passaram muitas horas na estrada, visitando as 28 cidades onde o Rotary está presente na área de abrangência do Distrito 4650.

Faltam poucas horas para o encerramento do mandato. Neste sábado, 30 de junho, ele entrega o comando do Distrito 4650 ao Governador Eleito Herildo Monteiro Filho. É hora, portanto, de começar a fazer um balanço de sua gestão.

Nessa entrevista para o Informativo Rotário do D-4650, Helvino celebra o companheirismo e comemora o crescimento do quadro associativo.

Confira:

Informativo Rotário: Em suas inúmeras reuniões, treinamentos e visitas, como os Clubes e Companheiros assimilaram a mensagem do Rotary e encaminharam as metas propostas?

Helvino: Em minhas visitas, fui muito bem recebido em cada Clube e cidade visitada. Em todas, sempre contei com o apoio para dar encaminhamento aos projetos Distritais e com o comprometimento para alcançar as metas traçadas.

Informativo Rotário: Das metas traçadas, quais destacaria como as mais importantes?

Helvino: O aumento do quadro associativo nesse período foi fundamental. É um ponto positivo na tentativa e na luta para reverter a decisão do redistritamento. Até o momento, somos o segundo Distrito que mais cresceu no Brasil, aumentando em 11,5% o número de associados.

Ganhamos cerca de 150 novos Companheiros e Companheiras, somando até aqui aproximadamente 1.430 Rotarianos. Foram fundados quatro Clubes e um Clube Satélite. Pavimentamos o caminho para o governador Monteiro avançar e criar pelo menos mais seis clubes em sua gestão.

Eu destacaria ainda a mobilização dos Clubes para tornar possível a aprovação dos projetos de Subsídios Globais e Distritais.

Informativo Rotário: E qual o maior desafio enfrentado? Aquele exigiu esforço dobrado?

Helvino: Um dos maiores desafios continua sendo atingir a meta do My Rotary, cadastrando todos os companheiros e companheiras na ferramenta on-line e que os mesmos atualizem seus dados pessoais. É uma batalha árdua de convencimento, pois muitos esbarram na questão cultural, procurando se manter distantes do mundo virtual.

Mas é importante ressaltar que o Distrito e Clubes precisam do My Rotary atualizado para poder se credenciar aos projetos e programas, incluindo os Subsídios Globais. Sem isso, o acesso a essas fontes de recursos são bloqueados. Perdemos todos por uma decisão individual. E essa não é a filosofia do Rotary.

Fomentar o compromisso dos Companheiros para que sigam contribuindo para Fundação Rotária consiste-se no segundo maior desafio. Ressalto que os Clubes têm um papel fundamental na multiplicação da informação, mostrando onde esses recursos são aplicados. Também precisam ter a ciência de que parte desse volume arrecadado retorna ao Distrito para aplicar em Subsídios Globais e Distritais.

Então, faço um apelo aos Companheiros: façam seus login e senhas de acesso, atualizem seus cadastros e nos ajudem cumprir metas e habilitar seu Clube e o Distrito aos programas do RI e da Fundação Rotária. E que continuem contribuindo com a Fundação Rotária para atingir a meta estabelecida. O pouco de cada um representa muito para a fazer a diferença na vida das comunidades.

Informativo Rotário: Uma mensagem final aos Companheiros e Companheiras do Distrito 4650?

Helvino: Que toda a diferença feita nessa gestão sirva de inspiração ao longo do próximo Ano Rotário para evolução do nosso Distrito.

Texto e foto: Giovani Vitória | Jornalista/Rotariano | Rotary Club Hermann Blumenau | Presidente da Comissão de Imagem Pública do Distrito 4650 | Gestão 2017-18