Clubes de Rotary do Vale do Itajaí e dos EUA se unem para comprar equipamentos de hemodiálise

Postado em: 02 de Março de 2018

O investimento de quase R$ 400 mil beneficiará a Associação Renal Vida

Naquele que já é considerado um dos maiores movimentos em favor de uma causa humanitária na área da saúde, ao longo dos 84 anos de presença rotária em Santa Catarina, o Distrito 4650, juntamente com seus 23 clubes de Rotary do Vale do Itajaí, liderados pelo Rotary Club Hermann Blumenau, estão arrecadando R$ 395,6 mil para comprar sete equipamentos de hemodiálise. Eles serão doados para Associação Renal Vida e atenderá a demanda da instituição nas cidades de Blumenau, Timbó, Rio do Sul e Itajaí.

Para levantar os recursos necessários, o Rotary Club Hermann Blumenau desenvolveu um projeto de Subsídio Global. Esse programa global do Rotary permite o acesso de comunidades carentes às necessidades básicas, como: água potável, estabilidade econômica, saúde, educação e paz. Entre 2016 e 2017, nos países onde está presente, o Rotary International aprovou 1.260 projetos de subsídios globais, nessas áreas de enfoque. Num investimento de aproximadamente US$ 84,5 milhões.

Prontamente, o Distrito 4650 e os Rotary da região se solidarizaram com a causa. Contou ainda com a adesão do Distrito 4651 que responde pelos clubes de Itajaí, uma das quatro cidades que serão contempladas com os equipamentos.

Para torná-lo uma realidade, uma das exigências do Rotary International é a obtenção do apoio de um Clube ou Distrito de outro país. O parceiro do exterior vai auxiliar no financiamento do projeto. E a adesão ao projeto da Renal Vida chegou rapidamente, por meio do Rotary Club Mile High e do seu Distrito, o de número 5450, localizados em Denver (EUA).

A presença do empresário e rotariano blumenauense Alessandro Eichstaedt em Dever trilhou o caminho dessa aproximação para o “emparceiramento” do Clube e do Distrito local. A ida do também empresário e rotariano do Hermann Blumenau, Cesar de Arruda, aos Estados Unidos no ano passado, onde participou da Convenção International do Rotary, na cidade de Atlanta, abriu os canais de comunicação com o RI.

Entrega do projeto

Finalizada toda a fase de elaboração do projeto e busca dos parceiros, o momento agora é de encaminhamento burocrático, obedecendo aos prazos estipulados pelo Rotary International. Na noite da última quarta-feira, a sala de eventos do Teatro Carlos Gomes esteve lotada, com a presença de dirigentes rotários da região, autoridades e os representantes da Renal Vida.

Na oportunidade, Helvino Wilsmann, governador do Distrito 4650, recebeu o projeto de subsídio global das mãos de Valmiré Ouriques, presidente do Rotary Club Hermann Blumenau, e dos governadores assistentes em Blumenau, Paulo Sérgio Kriegbaum  (Rotary Club de Blumenau – Victor Konder) e  Delcio Maximiano (Rotary Club de Blumenau – Verde Vale). Ainda, do presidente da Renal Vida, o médico nefrologista Roberto Benvenutti.

Agora o projeto passa pela análise final na Fundação Rotária e a previsão para compra dos equipamentos é de aproximadamente 90 dias.

A Renal Vida

Com unidades de atendimento em Blumenau, Rio do Sul, Timbó e Itajaí, a Associação Renal Vida atende 600 pacientes mês, com mais de sete mil seções de hemodiálise – 77% pelo Sistema Único de Saúde.

Em razão do deficitário reembolso governamental, faltam recursos para reposição e ampliação dos equipamentos. É necessário trocar os aparelhos a cada sete anos  Mas alguns já estão com mais de 13 anos de uso, tornando-se obsoletos.

Giovani Vitória | Jornalista/Rotariano | Rotary Club Hermann Blumenau | Presidente da Comissão de Imagem Pública do Distrito 4650 | Gestão 2017/2018

Foto de Caio Santos