Rotary Club de São Bento do Sul - Cidade dos Móveis lança o "Projeto Sabor da Honestidade UDESC CEDUP" em 10/10/2017

Postado em: 11 de Outubro de 2017 por Rotary Club de São Bento do Sul - Cidade dos Móveis

Aconteceu às 20:30 h da última terça-feira, 10/10/2017, nas dependências da UDESC – CEDUP, localizado na rua Ornith Bollmann, nº 561 – Bairro Brasília, em São Bento do Sul, o lançamento  “Projeto Sabor da Honestidade Udesc – Cedup”.

Constitui-se de parceria entre o Rotary Club de São Bento do Sul – Cidade dos Móveis e a Universidade do Estado de Santa Catarina e segue a mesma metodologia do projeto instalado em maio/2017, na unidade da UDESC – CEPLAN.

O coordenador Ernesto Augusto Garbe explicou o funcionamento do projeto aos rotarianos e familiares presentes ao encontro, além da Direção e alunos daquela unidade de ensino.

Consiste na instalação de um freezer com picolés, caixa coletora e cartazes informativos esclarecendo o funcionamento do mesmo.  Alunos, professores, servidores, bem como qualquer pessoa que tenha acesso ao ambiente, na qualidade de consumidores, depositam o valor de R$ 2,50 na caixa coletora e retiram o picolé desejado, sem nenhuma interferência adicional, seja de atendente, de controlador/vigia, de câmera de monitoramento.  Periodicamente são realizados levantamentos estatísticos quando são avaliados eventuais “taxas de esquecimento”, ou seja, se os produtos consumidos correspondem com o numerário existente na caixa coletora.

O modelo é uma espécie de “teste de honestidade”, onde os chamados “pequenos desvios/deslizes” de hoje poderão se transformar em “grandes desvios” no futuro.  Apesar da  simplicidade do projeto, inúmeros temas podem ser abordados/debatidos com relação à corrupção, honestidade, ética, uma vez que cada pessoa acaba sendo o próprio espelho através do resultado de suas ações/atitudes.

As reflexões sobre questões acima mencionadas podem servir de tema para debate em sala de aula, contribuir para mudanças comportamentais nas pessoas e na sociedade.  É um projeto de conscientização, de valorização da honestidade!

Após a apresentação do projeto  a presidente do Rotary Club de São Bento do Sul – Cidade dos Móveis, Maria Cristina Bertolini Paim e o Diretor Geral da Udesc Cedup, Nilson Modro, manifestaram-se sobre o assunto, enaltecendo a importância do mesmo e a oportunidade de contribuirmos com a sociedade.